Quais são as tendências tecnológicas para 2020? O que podemos esperar destas tecnologias? Como irão revolucionar o nosso dia a dia? E qual o impacto que se espera para o futuro? Estas são as grandes questões a que a consultora Gartner procurou responder com o seu vídeo “Top 10 strategic technology trends for 2020”. Estes vídeos são já um must see para ficarmos a par dos temas quentes que vão estar em foco em cada ano.

O “top 10” anual da Gartner identifica as tendências que as empresas precisam de considerar como parte do seu processo de planeamento estratégico tecnológico a cinco anos. Estas tendências têm um impacto profundo nas pessoas e nos espaços em que elas se movem. São tendências tecnológicas que não podemos ignorar, que estão a mudar o mundo à nossa volta e a impulsionar a disrupção – e que vão transformar as indústrias e os negócios.

O foco nas pessoas e nos espaços

Este ano, as tecnologias estão estruturadas em torno da ideia “people-centric smart spaces”. Isto que significa que são divididas tendo em conta como vão afetar as pessoas e os espaços nos quais vivem e se movimentam.

Ao colocar as pessoas no centro da estratégia tecnológica (“people centric”), as empresas estão a destacar um dos aspetos mais importantes da tecnologia – como é que ela afeta os seus clientes, colaboradores, parceiros de negócios e mesmo a sociedade.

A Gartner considera que uma abordagem centrada nas pessoas deve começar com a compreensão destes públicos-alvo e do caminho que percorrem para interagir com a empresa ou apoiá-la. Este é o primeiro passo para compreender como e onde aplicar a tendências tecnológicas estratégicas mais adequadas ao negócio.

Ora o conceito dos espaços inteligentes (“smart spaces”), o segundo grande tema segundo o qual a Gartner divide as tendências de 2020, baseia-se precisamente nesta noção de foco nas pessoas. As pessoas existem em espaços como as suas casas, os seus carros, os seus escritórios, uma sala de conferências, um hospital ou uma cidade. Um espaço inteligente é um ambiente físico no qual pessoas e sistemas tecnológicos interagem num ecossistema cada vez mais aberto, conectado, coordenado e inteligente.

Vamos conhecer as tendências?

As 10 principais tendências tecnológicas estratégicas para 2020 estão, assim, divididas em dois grandes temas, quer sejam centradas nas pessoas ou nos espaços:

A hiperautomação e a multiexperiência digital são dois dos exemplos que a Gartner inclui em “people-centric”; por outro lado, temos em “smart spaces” a segurança na área da inteligência artificial ou a distribuição das clouds. Estas tendências, diz a Gartner, não existem sozinhas, as empresas devem perceber qual a combinação de tendências que tornará a sua estratégia mais inovadora.

Mas não vamos revelar tudo sobre as tendências, convidamos-vos a ver ler o estudo aqui e a ver o vídeo!