Piloto de larga escala português do projeto Pharaon reuniu na passada semana para debater os próximos passos

Com o objetivo de definir as próximas ações do projeto, mitigar efeitos da pandemia na implementação da pré-validação e do piloto português, os principais elementos da equipa reuniram online no passado dia 4 de fevereiro de 2021.

 

PharA-on – Pilots for Healthy and Active Ageing

O projeto PharA-On (Pilotos para um Envelhecimento Ativo e Saudável) tem como objetivo desenvolver plataformas integradas que permitirão fornecer cuidados de saúde e sociais personalizados e otimizados, mantendo a dignidade das pessoas mais velhas e aumentando a sua independência, segurança, capacidades e estimulando o seu interesse pelas áreas naturais urbanas perto de si bem como a participação ativa na preservação do ambiente. Para isso, propõe integrar serviços, dispositivos e ferramentas digitais em plataformas abertas que possam ser prontamente implementadas.

 

Uma equipa determinada a ultrapassar as adversidades da pandemia e a fazer acontecer!

Sob o tema “Cidades Inteligentes e Amigáveis”, o piloto português é composto por 5 parceiros: Glintt Healthcare Solutions SA, Universidade de Coimbra – MARE, Universidade da Beira Interior, Santa Casa da Misericórdia da Amadora e Cáritas Diocesana de Coimbra (sendo os últimos dois os coordenadores do piloto) e pretende envolver mais de 1000 cidadãos portugueses, com foco em adultos mais velhos e nos seus cuidadores.

Neste projeto pretendem-se desenvolver plataformas integradas que serão validadas através de uma fase de pré-validação e de piloto de larga escala (LSPs), localizados em seis territórios diferentes: Múrcia e Andaluzia (Espanha), Portugal (Amadora e Coimbra), Países Baixos, Eslovénia e Itália. Cada piloto terá uma equipa de parceiros para garantir o seu desenvolvimento correto. No piloto de Portugal, serão testadas tecnologias com foco no cidadão, e serão respondidos desafios relacionados com cuidados integrados e planeamento, processos e infraestruturas integradas, partilha de conhecimento e o reconhecimento e uso das áreas naturais urbanas verdes e azuis como fundamentais para o seu bem-estar físico e mental.

O consórcio do Pharaon é composto por 42 entidades europeias e envolve um financiamento total de 21,5 milhões de Euros. No final, através da experiência adquirida ao longo do projeto, o grupo de trabalho espera estar em posição de contribuir significativamente para a agenda da União Europeia sobre envelhecimento ativo e saudável, um grande desafio nos diversos países da União Europeia.

Mais informações sobre este projeto aqui