Investir é assumir um risco para se (tentar) ter um retorno.

Esse retorno raramente é certo e, no limite, pode ser negativo, ou seja, pode perder-se parte do que se investiu. Assim, ao se analisar um possível investimento é tão importante avaliar quanto se pode ganhar como quanto se pode perder.

Deixo-vos aqui algumas dicas e conselhos relevantes que devem ter em consideração na altura de tomar uma decisão.

1# Avaliar o risco

O primeiro conselho que eu daria passa exatamente por este aspeto, ou seja, é necessário avaliar quanto se pode perder e se se tem capacidade para suportar essa perda. Em caso negativo, é de considerar seriamente não efetuar o investimento mesmo que exista a possibilidade de se poder vir a ter retornos positivos muito interessantes.

2# Tempo para o retorno

Outro elemento a ter em conta ao investir é o tempo que se demora a ter retorno. De facto, tipicamente quando o retorno surge muito dilatado no tempo não só o risco é maior (quanto mais afastado no tempo maior a dificuldade de estimar os retornos) como a sua liquidez é menor, ou seja, demora mais tempo a começar a recuperação do investimento e isso pode originar constrangimento de liquidez ao investidor dado que pode ter outros compromissos financeiros (sobretudo se está a investir com recursos de terceiros).

3# Custo de oportunidade

Um terceiro ponto a considerar antes de investir é o custo de oportunidade, ou seja, normalmente há sempre investimentos alternativos e, ao se optar por um, existe “o custo” de não se investir em outro. Investir é não só assumir um risco mas também fazer opções.

4# Investir é criar riqueza

Tendo feito estas considerações é de referir que investir é o que faz criar riqueza, sem investimento não há crescimento, não há valor adicional criado, não se evolui, não “se sai do mesmo sítio”. Mas há que fazer a análise e o planeamento necessários antecipadamente de modo a maximizar as possibilidades de retorno positivo e minimizar as de retorno negativo.

5# Gerir é tomar decisões e assumir riscos

E gerir uma empresa é muito isso, tomar decisões sobre como alocar (“investir”) os recursos postos à disposição por acionistas ou por terceiros, por exemplo, Bancos, que se tem à disposição. E é tomar decisões e assumir riscos sabendo que nunca se vai acertar a 100% mas tendo a convicção que, a médio prazo, a maioria dos recursos investidos vai ter retornos positivos e originar crescimento e sucesso para a empresa.

by Luís Cocco