Falar sobre as pessoas que todos os dias trabalham para tentar construir e desenvolver um Sifarma que se adapte e ajude a melhorar o dia a dia dos farmacêuticos parece fácil, mas não é. É uma batalha constante que quem está de fora desconhece. A verdade é que, a maioria das pessoas que usam o Sifarma não têm noção e pouco ou nada valorizam as pessoas que todos os dias tentam fazer mais e melhor.
Acredito plenamente que, sempre que há um upgrade as pessoas que todos os dias usam o Sifarma acabam por apenas criticar e não dar o devido valor a quem lutou e trabalhou exaustivamente para melhorar o mesmo. Infelizmente é dificil conseguir agradar a todos e sabemos que há sempre alguém que ficou desiludido ou desagradado, mas acreditem que é frustrante para a equipa. E por isso, gostava de aproveitar para reconhecer aqui e agora o esforço e o mérito de toda a equipa.
Sifarma: uma responsabilidade e uma missão assumidas por muitos de nós na Glintt
Si…quê? Sifarma
Em Portugal, mais de 8 em cada 10 farmácias usam como software de suporte à sua atividade diária o Sifarma.
Quer pela dimensão do universo de farmácias e da expressão dos atendimentos diários (número médio superior a 400 mil, em dias de semana), quer ainda pela natureza da missão prestada pelas farmácias e as responsabilidades que dela decorrem na relação entre farmacêutico-cliente/utente e farmacêutico-entidade co-pagadora, o Sifarma assume uma relevância incontornável no panorama digital do ecossistema da saúde no nosso país.
O Sifarma e a Glintt
A Glintt, não sendo proprietária da solução é, contudo, responsável pelo seu desenvolvimento, manutenção e suporte aos utilizadores finais.
Fruto de uma experiência de décadas, fundada na proximidade com as farmácias, a Glintt detém hoje, por intermédio de uma equipa de recursos internos e subcontratados, um capital de conhecimento técnico e funcional de elevado valor que lhe permite responder aos desafios da transformação digital e apoiar as farmácias no processo contínuo e fundamental de inovação e evolução tecnológica.
O esforço individual integrado num esforço coletivo… e com ritmo
Desenvolver software pode ser um ato isolado e muitas vezes esse é o percurso com que se iniciam (e bem) muitos programadores. Contudo, desenvolver uma solução como o Sifarma é “jogar noutro campeonato” e não se resume a uma entrega técnica de linhas de código. Num mundo cada vez mais complexo, a construção de soluções igualmente complexas apenas é bem sucedida com a conjugação de esforços de pessoas com perspetivas e competências distintas, capazes de interagir em equipa e somar para que o resultado final fique multiplicado.
Somos analistas funcionais, arquitetos, designers, programadores, analistas de testes e gestores que todos os dias asseguram um conjunto de atividades diversas, simples ou complexas, algumas rápidas e ou muito longas outras. Algumas rotinadas pela dinâmica da organização do nosso trabalho e, outras, inesperadas pela especificidade deste negócio e das suas necessidades.
Mas também somos camaradas, ouvintes, solidários, críticos, ambiciosos, insatisfeitos… Somos gente, boa gente!
Uma equipa alargada que se estrutura e organiza em função dos seus perfis e responsabilidades e que se orienta sobre uma cadência temporal, definida por releases de novas versões a disponibilizar para as farmácias, sensivelmente de 4 em 4 semanas. O ritmo que é sempre importante existir, tanto na música como no trabalho.
Diferentes ânimos, porque somos diferentes
Ainda não são robots a desenvolver softwares para as farmácias. Como tal, imperfeições existem, erros acontecem, problemas são identificados. Os ânimos são variáveis com os dias e entre as pessoas. A comunicação entre humanos nunca será um ato 100% perfeito. Conviver e construir algo em conjunto é fantástico, é o que nos define enquanto seres humanos, mas nem sempre é fácil. Os níveis de humor individual não são uniformes e invariáveis entre todos, em cada momento.
O que nos une
Assumimos uma responsabilidade e uma missão. Missão de serviço junto das farmácias para que estas possam melhor servir os seus clientes, com uma responsabilidade direta na entrega de uma solução tecnológica robusta, fiável e inovadora.
Sabemos que nem tudo o que fazemos está perfeito, mas também sabemos que muito do que fazemos é muito bom e importante para os nossos clientes e para os clientes dos nossos clientes.
Sentimos muito as farmácias e o Sifarma, é este espírito que nos une e nos torna mais fortes e resilientes.