Problema:

O orçamento para a atividade de logística num hospital representa cerca de 30-40% do orçamento global. Num hospital de grande dimensão os custos com medicamentos e material de consumo clínico ascendem a 100M – 150M€. Adicionalmente, a quantidade de produtos geridos pela unidade hospitalar traz uma complexidade adicional à gestão que não tem capacidade de monitorizar e atuar proactivamente na sua gestão. Os métodos analíticos de planeamento e gestão de stocks disponibilizados aos gestores logísticos são básicos e não respondem à necessidade de melhorar a eficiência enquanto se assegura o nível de serviço.
Uma meta-análise publicada em 2012 refere que a ocorrência de discrepâncias medicamentosas atinge até 70% dos doentes admitidos ou com alta hospitalar, considerando que cerca de um terço destas discrepâncias têm potencial para causar dano ao doente.

Resolução:

Solução que facilita a tomada de decisão na logística hospitalar através de um dashboard inteligente, que auxilia na gestão, previsão de necessidades, monitorização e coordenação dos encargos com medicamentos, dispositivos médicos e materiais. O sistema analisa automaticamente a evolução dos stocks de material clínico e de medicamentos, incorporando dados históricos e agendamento de intervenções (como cirurgias), sugerindo políticas de aprovisionamento (stock de ciclo e de segurança, espaço dedicado, ciclo de reposição, etc.).
A terapêutica prescrita à saída vai ficar disponível aos doentes através da App MedOn, que contará também com uma funcionalidade de controlo de tomas. Toda esta informação ficará também disponível aos farmacêuticos para validação.

Benefícios:

Redução dos custos de stock;
Monitorização Real-Time dos SKUs;
Inclusão de todas as variáveis chave para modelar o problema real;
Redução de custos garantindo nível de serviço;
Quantificação do potencial de melhoria em cada momento;
Apoio à decisão.

Designação do projeto: KnowLogis – Expertise in Healthcare Logistics
Número do projeto: 17702
Objetivo principal: Desenvolver um sistema de reporte inteligente para a área de logística hospitalar
Região de intervenção: Norte
Entidades beneficiárias: Glintt HS, INESC TEC
Data de aprovação: 29-11-2016
Data de início: 01-04-2017
Data de conclusão: 27-09-2019
Custo total elegível: 532.093,74
Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 331.578,78