ForPharmacy

Desenvolver soluções inovadoras de telefarmácia, com atenção especial àquelas relacionadas diretamente com a saúde, farmacovigilância, adesão terapêutica, interações medicamentosas e serviços de assistência permitindo identificar novas áreas nas quais a telefarmácia poderá aumentar a disponibilidade dos serviços de saúde.

O projeto ForPharmacy visa desenvolver soluções inovadoras de telefarmácia, com atenção especial àquelas relacionadas diretamente com a saúde, farmacovigilância, adesão terapêutica, interações medicamentosas e serviços de assistência permitindo identificar novas áreas nas quais a telefarmácia poderá aumentar a disponibilidade dos serviços de saúde.

Soluções inovadoras de telefarmácia

Excelência na prestação de cuidados de saúde

O principal objetivo do projeto é expandir o acesso aos cuidados de farmácia, através do desenvolvimento de serviços que detetam interações fármaco-suplementos, má utilização de antimicrobianos ou a autogestão de doenças crónicas. Ainda mais, é visada a criação de um sistema de apoio à decisão baseado em algoritmos de machine learning para suportarem a decisão dos profissionais de saúde e assegurar a segurança do paciente. Juntamente com um serviço de monitorização da medicação correta e segura, os utilizadores finais da solução ForPharmacy usufruirão de um serviço de prestação de cuidados de saúde melhorado, mais simples e mais seguro.

Parceiros

Um projeto P2020 que resulta da colaboração entre a Glintt, Instituto Politécnico de Porto (IPP), Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) e Instituto Politécnico de Leiria (IPL), 4 parceiros altamente motivados para criar novos serviço.

Tecnologias

Um projeto que prima pelas tecnologias de ponta como o IoT, Microservices, Machine Learning, AI based Decision Support System e Breakthrough knowledgebase.

Ficha Técnica

Project Number: 70053
Operation Code:POCI-01-0247-FEDER-070053|LISBOA-01-0247-FEDER-070053
Main Goal: OT1 – Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação.
Project Designation: ForPharmacy: Future pharmacy as a plug-and-play ecosystem
Intervention Region: North and Center
Beneficiary Entitie: Glintt Healthcare Solutions, S.A.
Approval Date: 2021-04-09
Start Date: 01/05/2021
Conclusion Date: 30/06/2023
Total Eligible Cost: 1.111.737,37 Euros
Description: ForPharmacy aims to develop telepharmacy solutions to promote new pharmacy services, focused on well-being and disease prevention, remote health management, and medication therapy management. This project will contribute to the creation of a new concept, where the pharmacy is presented as a hub of personalized health, promoting the integration of information between different healthcare professionals, patients, and devices. This will be based on machines learning techniques and IoT technology for remote monitoring of patients. Therefore, the project will address a societal area of concern which is the improvement of health care systems.