Dispensa de medicamentos em farmácias hospitalares

O H2Farma tem como objetivo garantir a eficácia da dispensa em farmácia comunitária dos medicamentos habitualmente cedidos em ambulatório hospitalar e uma correta adesão à terapêutica por parte do doente.

Esta necessidade surge na sequência da pandemia de COVID-19, para minimizar o risco de contágio em doentes muitas vezes já fragilizados.

Resolução:

O H2Farma permitirá a monitorização do circuito dos medicamentos desde o seu pedido pela farmácia hospitalar até à sua toma, em que se inclui o acompanhamento dos sinais vitais do doente e eventuais reações adversas após a toma do medicamento.

Benefícios:

A nível de impacto do projeto, as soluções propostas podem beneficiar todas as entidades do circuito de dispensa de medicamentos hospitalares e agilizar uma série de processos que, neste momento, são feitos de forma manual, sujeitos a erros e com tempo despendido por recursos que poderiam estar dedicados a atividades de maior valor acrescentado.

Financiamento:

Glintt irá investir 321 mil euros, dos quais 257 mil euros serão financiados através do Portugal 2020. O projeto arrancou em novembro de 2020 e irá durar 8 meses.