Accelerate Medication Adherence

A utilização de medicamentos está longe de ser considerada segura, mesmo quando utilizados de acordo com as indicações terapêuticas. Muitos dos erros relacionados com medicamentos verificam-se no momento de transição entre níveis de cuidados, devido a falhas de comunicação entre o doente e os profissionais de saúde relativamente à sua medicação habitual.

Uma meta-análise publicada em 2012 refere que a ocorrência de discrepâncias medicamentosas atinge até 70% dos doentes admitidos ou com alta hospitalar, considerando que cerca de um terço destas discrepâncias têm potencial para causar dano ao doente.

MedOn

Uma plataforma para implementação do processo de reconciliação terapêutica, na transição entre cuidados de saúde.

À entrada do hospital o médico poderá consultar a terapêutica que o doente está a tomar e ajustá-la da forma mais correta, assim como à saída, registar a terapêutica que deve ser continuada pelo doente.

A terapêutica prescrita à saída vai ficar disponível aos doentes através da App MedOn, que contará também com uma funcionalidade de controlo de tomas e aos farmacêuticos para validação.

Paciente

Foco na avaliação do paciente

Medicação

Redução dos erros com a medicação

Terapêutica

Promover a adesão à terapêutica

Segurança

Na transição de cuidados de saúde

FINANCIAMENTO

Designação do projeto: MedOn – Reconciliação Terapêutica
Número do projeto: 17655
Objetivo principal: Criar um sistema de Reconciliação Terapêutica que irá aumentar a segurança na utilização da medicação, reduzir os erros e discrepâncias com medicamentos
Região de intervenção: Norte e Centro
Entidades beneficiárias: Glintt HS (promotor líder), Centro Hospitalar Cova da Beira
Data de aprovação: 23-08-2016
Data de início: 14-12-2016
Data de conclusão: 31-03-2019
Custo total elegível: 576685,68
Apoio financeiro da União Europeia: FEDER – 315567,34